sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Os seis segredos para vencermos as tempestades da vida


 



Os seis segredos para vencermos as tempestades da vida 



Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro
janio-construcaocivil.blogspot.com
 
*
Quem é que neste mundo já não se defrontou com uma tempestade?

Tempestade significa ventos fortes e impetuosos que varrem e derruba tudo o que encontra pela frente.

I – VERDADES A SEREM COMPREENDIDAS SOBRE TEMPESTADES.

1. As tempestades acontecem em muitos lugares. Todos nós experimentamos ou experimentaremos tempestades em nossa vida. E muitos estão em meio a tempestades mais severas que a sua, tenha certeza disso.

2. A tempestade queira ou não, surgirão em nossa rota. Deus não nos promete um céu sem tempestades e elas acontecerão na vida dos que temem e dos que não temem a Deus.

3. Não sabemos a intensidade e nem em que momento elas chegam.O que nos compete é estarmos preparados e com estrutura para subsistirmos quando a adversidade chegar.

4. Tempestades podem nos destruir ou nos construir, depende de como reagimos.Em meio as crises existem aqueles que se erguem como nunca e isso depende de como está nosso coração e de nossas atitudes.

5. Tempestades evidenciam as áreas de nossa vida que precisam de reparos.
As tragédias não constroem nosso caráter, mas o revelam. É em meio a elas que verificamos onde precisamos nos estruturar.

6. Tempestades podem até ser benéficas, dependendo de atitudes certas e do preparo adequado. As dificuldades podem ser úteis pra nos forjar e nos fazer entender que precisamos de Deus e admitir que nossa auto-suficiência deva dar lugar à direção de Deus.

7. Em Deus não é impossível superar as tempestades. Temos um exemplo claro na Bíblia de Noé que construiu a arca justamente antes de começar a chover e com isso superou os dias maus (Gn 6 - 9)

Vejamos agora quais são os:

I I. Segredos para vencermos as tempestades da vida

1.1 – Não se deixar dominar pelo pavor (Is 21:4);

A. Usar o potencial humano até o limite máximo (Js 1:6, Ec 9:10);

B. Não desistir (2 Cr 15.7 ; 32:7);

C. Ter Fé (Mt. 8:15 – 13)

• Centurião (Mt. 8:5 – 13)

• - A mulher Cananéia (Mt. 15:21 – 28)

• - Os homens que conduziram o paralítico (Mc. 2:1 – 12) • - Da mulher com fluxo de sangue e de Jairo (Mc. 5:21 – 43)

• - A Fé é a vitória que vence o mundo (I Jo 5:4)

• - Para o crente que tem Fé, tudo é possível (Mc. 9:23)

• - Sem Fé: Sem Fé é impossível agradar a Deus (Hb. 11:6)

2- Aproprie-se da presença de Deus
O primeiro principio para alcançar o sucesso encontra-se em Lc 5.3 (“Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão… sentou-se, e do barco ensinava o povo.”).

A presença de Cristo fez uma grande diferença! Se a noite tanto Pedro como os outros estavam pescando sozinhos, agora, Deus estava com eles. O primeiro principio para uma vida bem-sucedida é este: aproprie-se da presença de Deus em sua vida. Em outras palavras, Jesus precisa estar em seu “barco”. Nada influenciará mais o sucesso pessoal do que estar vivendo com Cristo.

Quando Jesus está no barco, Sua presença elimina o medo do fracasso e reduz a preocupação com os resultados. Quando Pedro permitiu que Jesus fosse seu companheiro na pescaria, os resultados foram incríveis. Quando nossa vida é dirigida por Deus, temos a garantia que todas as coisas estão no controle.

3- Cooperem com o plano de Deus
O segundo princípio encontra-se em Lc 5.4 (“Tendo acabado de falar, disse a Simão: ‘Vá para onde as águas são mais fundas’, e a todos: “Lancem as redes para a pesca”.) Quando os discípulos foram pescar pela segunda vez, pescaram sob a direção de Cristo, seguindo fielmente suas instruções.

Não devemos apenas nos apropriar da presença de Deus em nossa vida (fé), mas também devemos cooperar com sua presença em nossa vida.

Nossa vida cristã não pode estar divorciada da prática. Aquilo que cremos, deve ser também, aquilo que fazemos. Deus espera isto de seus filhos. Pedro assim entendeu, então seguiu a orientação de Jesus. A atitude de Pedro foi perfeita. Ele estava pronto para cooperar com o plano de Deus.

Ainda, por que Jesus disse a Pedro “afasta-se um pouco da praia?” Porque os peixes maiores estão em águas mais profundas. Em águas rasas, só se pega peixes pequenos. A maioria das pessoas vive nas águas rasas da vida.

Elas vivem apenas na superfície. Sua vida não tem profundidade porque estão satisfeitas em ficar somente na margem, sem nunca se lançar a águas profundas. Por quê? Porque a água rasa é mais segura. Pedro ao aceitar o convide de Jesus, resolve sair da margem e ir mar adentro. E o resultado foi surpreendente. Quando decidimos ouvir e seguir a Jesus, somos surpreendidos, assim como foi Pedro.

4- Esperem Deus agir

O quarto segredo encontra-se em Lc 5.5 ( “… porque és tu quem está dizendo isto…”). Para superar o fracasso, deve-se antever as promessas de Deus. Na segunda tentativa, os discípulos agiram com base na promessa de Deus. Eles foram pescar mais uma vez porque acreditaram que Deus traria os peixes.

Quando Pedro resolveu confiar na palavra de Jesus, ele assim fez, pois creu na ação bondosa de Deus em seu favor. Ele sabia que Deus manteria sua promessa. Pedro não estava confiando meramente em sua capacidade e, portanto, não temia o fracasso. Ele anteviu as promessas de Deus.

5. Clamar a Jesus (Mc. 4.38), os discípulos clamaram

• Pedro também clamou (Mt. 14.30)

6. Obedecer a cristo –

Obedecer é melhor que o sacrificar (Mt. 14.22)

- ( Mc. 4.35) Jesus Ordena

Apesar do fracasso da noite anterior, a esperança de Pedro reacendeu por causa, única e exclusivamente da palavra de Jesus.

Quando Deus está presente no “barco”; quando o plano de Deus está em execução e as promessas divinas sendo acalentadas no coração, o resultado é impressionante. Até porque, Deus conhece melhor do que nós mesmos os melhores planos a nosso respeito. Também, melhor resposta não é aquela que vem segundo aquilo que vejo, mas aquela que vem da vontade de Deus.

III. OS CAMINHOS PARA SUPERAÇÃO

1. Oração. A primeira linha e mais importante de proteção para sobreviver a uma tempestade espiritual é construção e manutenção de uma vida de oração forte, que é a sua principal linha de comunicação com o Senhor (Mc 1:35 ; Sl 91:1; At 3:1; At 12:12; 1 Ts 5:17)

2. A Palavra de Deus. Precisamos edificar nossas vidas, nosso casamento, nossos filhos, nossas finanças, nossos negócios, nossas amizades fundamentados nos princípios das Escrituras ( Mt 7:24-27; Lc 6:46-48; Tg 1:22-25)

3. Relacionamentos Corretos. Bons relacionamentos podem desempenhar um papel importante para nos ajudar a encontrar locais de refúgio em tempos difíceis, por isso temos nossas células onde você encontra proteção produto da comunhão (Sl 133:1-3).

Tempestade não é um bem. É um mal!

Tempestade é uma constante em nossas vidas. E só há uma solução para vencer as tempestades desta nossa jornada: É ter Jesus dentro do barco de nossas vidas.

Mais uma vez dizemos que só com JESUS no barco da nossa vida, as tempestades, sejam elas quais forem, serão vencidas.

IV. Porque Deus Permite a Tempestade

- O crente terá de lutar contra as constantes aflições deste mundo (Jo 16:33), pelo menos com suas finalidades

3.1 – Para conhecer os limites humanos ( Co 12.7)

- Em Sl 40.17 – Davi fala dos seus limites

3.2 – Para conhecer quem é Jesus

- Em Sl 46:1 – Ele é nosso refugio

- Em Jo 11.25 – Ele é a vida

- Em Jo 14.06 – Ele é o caminho

- Em At 4.12 – Só ele é a tua salvação

Quando Deus está presente no “barco”; quando o plano de Deus está em execução e as promessas divinas sendo acalentadas no coração, o resultado é impressionante. Até porque, Deus conhece melhor do que nós mesmos os melhores planos a nosso respeito. Também, melhor resposta não é aquela que vem segundo aquilo que vejo, mas aquela que vem da vontade de Deus.

Que Deus nos ajude a vencermos as adversidades da vida com a ajuda e proteção do Senhor, pois se Ele está no barco é só clamarmos por Ele e por certo que o socorro será imediato a nosso favor.

Que a paz de Deus que excede a todo o entendimento possa guardar os nossos corações e sentimentos por Cristo Jesus o nosso Senhor. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário