sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Eis que estou à porta e bato


Eis que estou à porta e bato



Autor: Presbítero e Professor Jânio Santos de Oliveira


O Senhor Jesus diz, no Apocalipse: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo” (Ap 3.20).


Atualmente Jesus permanece do lado de fora de muitas Igrejas locais e de muitos crentes individualmente.

Os motivos são diversos, poderíamos enumerar alguns:

A.Arrogância.

B. orgulho.

C. Vaidade.

D. Mornidão.
E. Mundanismo, dentre outros motivos.

Infelizmente, Jesus permanece do lado de fora; as lideranças locais das diversas Igrejas já tem traçado as suas programações previamente todo o esquema cuja liturgia não permite o espaço suficiente para que Deus através do Seu santo Espírito venha a operar nesses locais.

Jesus com a sua ternura e amor insondável está a convidar a todos: Eu estou à porta e bato se alguém ouvir a minha voz eu entrarei em sua casa e com ele cearei e ele comigo.



Essa porta é a mais complicada de todas as portas que há no mundo. Na maioria das pessoas, na Terra, ela não se abre com facilidade para Deus. Ela quase sempre está fechada para Jesus. No texto citado, Jesus se dirigia à igreja de Laodicéia, a igreja morna, que tinha a fachada de rica, próspera, mas, para Deus, não passava de “miserável, pobre, cega e nua”.


 Mas a porta dela estava fechada para Jesus. O Senhor, o bondoso nazareno, o Salvador, o Cristo que morreu na Cruz do Calvário, estava do lado de fora, batendo, batendo. Sem ser atendido.




O Senhor Jesus fala a essa igreja e a cada um de nós: "Eis que estou à porta"
Ele não está longe de nós alheio aos nossos sofrimentos, às nossas necessidades. Ele está perto e tão perto e tão perto que ele pode bater, suavemente e com amor na porta do nosso coração.  Ele bate porque ele quer entrar em  nossa vida.



Por que Jesus bate? Por que Ele quer entrar em nossa vida? São muitas as razões. Desejamos destacar pelo menos três:

1 ) Para salvar. Desde o Éden, desde quando o pecado entrou no homem, ele está perdido e condenado ao inferno. A maior necessidade que uma pessoa pode ter é a salvação de sua alma, é o perdão dos seus pecados.


Porque sem Cristo não temos paz, alegria e o que temos é um grande vazio no nosso coração  - Podemos  ter tudo (riqueza, posição na sociedade, bom nome - mas se não temos a Cristo, não temos nada).



-          Paralítico de Cafarnaum     -    Zaqueu em Jericó

Esta é a sublime missão de Jesus: buscar e salvar aquele que se havia perdido.


2 ) Para curar. O senhor Jesus perdoa os nossos pecados, nos salva da condenação eterna, mas cura também as nossas enfermidades.
-          A busca de Jairo

3) Ele bate e quer entrar  em nossas vidas para nos dar um renovo espiritual.
     Muitas das vezes perdemos o nosso entusiasmo na obra  de Deus. Parece que nos acostumamos com as bênçãos e não damos mais valor à necessidade de vivermos uma vida de santidade e pureza diante de Deus.



(Ap 3.20) “ eis que estou a porta e bato, se alguém ouvir a minha Voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele Comigo”

O que podemos perceber através desta atitude, é que Jesus nos faz uma proposta bastante interessante. Nos PROMETE bênçãos maravilhosas e eternas e nos pede apenas uma atitude, que o deixemos fazer parte das nossas vidas. No entanto o que percebemos é que muitos querem somente as bênçãos. E o que impede Jesus de fazer parte das nossas vidas?


Eis que estou à porta e bato.*Jesus falando*

O que notamos é que Jesus está do lado de fora, porque existe uma porta entre você, ou seja, nós, e Ele.


E essa porta significa todos os obstáculos que você coloca para impedir a sua aproximação. Alguns colocam a sua avareza: “ quando se trata de investir no Reino, na Obra de Deus, ou seja, aqui no seu pequeno Ministério onde você, ou seja, nós somos tremendamente abençoados por Deus, na hora de abençoar você deixa a avareza falar por você.

”; outros colocam a vaidade: “sou muito novo(a) pra ser crente, gosto do meu jeito de me vestir e de minhas amizades”, outros colocam o orgulho e dizem: “ser crente é para gente ignorante, outros colocam a família: “meu marido, esposa, namorado, filhos, pais, não querem e pronto .

 Muitos se fecham para Jesus porque tem medo das mudanças. Qual o obstáculo que nós temos colocado entre nós e Jesus?
Jesus quer saber de nós nesta noite.



Jesus disse: eis que estou a porta e bato. Nós podemos estar nos perguntando: De que forma Jesus bateu na minha porta? Quantos folhetos não recebemos? Quantos convites não nos foram feitos?, quantas pessoas não falaram de Jesus?, quantos cultos não presenciamos? Não devemos esperar que Jesus se manifeste a nós de uma forma sobrenatural, ele se manifesta da forma mais simples.


 (Elias esperava ouvir a voz de Deus num terremoto, no meio do fogo, ou de um grande e forte vento e Deus se manifestou através de uma doce e suave voz.)



Se alguém ouvir a minha voz

Jesus não falou “Se nós ouvirmos a Sua voz” ele disse “se alguém” significa que (em uma casa, residência), infelizmente, alguns ouvem e outros não. Jesus não está se dirigindo especificamente a uma pessoa, mas a todos os que forem sensíveis a sua Voz. A diferença entre elas é que alguns tomam atitudes e outros continuam fechados, porque não conhecem a Voz de Deus ( Jo 10:27) “ as minhas ovelhas ouvem a minha Voz e me seguem de forma alguma seguirão o estranho”. Ouvir a minha Voz significa ter intimidade, andar nos meus caminhos, ter obediência (Jesus falando).



Se alguém ouvir a minha Voz e abrir a porta:

O que significa “abrir a porta”? Significa que Jesus está esperando de nós uma atitude, que a gente saia dos nossos lugares, da situação em que nos encontramos, que nós tomemos uma nova postura. Abrir a porta é dar credibilidade a Palavra de Deus, ter confiança total, não ter medo, não ter medo, não ter medo.

Nós não abrimos a porta a alguém que nos é estranho, mas somente aqueles que têm intimidade conosco. Quando alguém é bastante íntimo geralmente chegam em nossa casa dizendo : “já estou entrando.”



ABRIR A PORTA SIGNIFICA QUE VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A RETIRAR TODOS OS OBSTÁCULOS QUE IMPEDEM O AGIR DE DEUS NA TUA VIDA.


Entrarei em sua casa.


Jesus com todo Poder e toda a Autoridade poderia simplesmente invadir as nossas vidas sem a nossa permissão. Como seria bom e maravilhoso se isso acontecesse. Mas Ele tem nos dado a liberdade para escolher o que desejamos fazer.


Quando Jesus entra na nossa vida Ele compartilha dos nossos desejos, dos nossos sonhos, das nossas alegrias, das nossas tristezas.


Quando Jesus falou a Zaqueu que iria até a sua casa, a Palavra de Deus diz que ele o recebeu com prazer e sua vida foi totalmente mudada, e como conseqüência disso houve Salvação naquela casa.


(At  16.31) “ crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e a tua casa” , de repente quando Jesus bater em tua porta e você ouvir a sua Voz e abrir a porta, você pode estar trazendo a tua casa (sua vida): Salvação, alegria, libertação, paz, cura, renovação.


Cearei com ele



A ceia é uma refeição que é servida a noite. Um jantar. Muitas pessoas não querem abrir a porta porque acham a hora inoportuna. Muitos dizem: “estou com tanto problema e você ainda vem falar de Jesus”? Onde Ele estava quando eu precisei? Por que estou passando por isso? Você não consegue perceber que é justamente por isso que ele veio até você.


Jesus quer cear conosco não porque Ele esteja faminto ou que Ele precise, mas porque nós precisamos.

E Ele comigo.



Depois de abrir a porta (“o nosso coração”) para Jesus, vem a recompensa. Jesus garante a você às bênçãos prometidas. Uma morada eterna, sua presença, provisão. Agora faremos parte da vida de Jesus.


E Jesus falando:



(Jo 14:3) “ e se Eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para Mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também”


Qual a conseqüência da porta (o nosso coração) FECHADA?


Que conseqüência teremos se fecharmos esta porta (coração)?



(Lc 13.25)
“ Quando o dono da casa se tiver levantado e fechado a Porta, e vós, do lado de fora começardes a bater dizendo: Senhor, abre-nos a Porta (O Coração de Deus Pai).


 E Ele vos responderá. Não sei donde sois e nem que é você. Então direis, o povo que fechou a porta: comíamos e bebíamos na tua presença, e ensinavas em nossas ruas. Mas Ele, Jesus, vos dirá: não sei donde vós sois; apartai-vos de mim vós que praticais a iniqüidade.”

Você já avaliou sua vida para saber se Jesus realmente faz parte dela, se Ele está integrado em seu ser, se Ele comanda suas ações, se Ele é mesmo em verdade o seu Senhor?


Suas reclamações constantes de que, "está servindo a Deus e nada de bom acontece" não tem um motivo às vezes tão sutil que passa despercebido?
"Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo."



Estas palavras ditas por alguém que está numa posição um tanto incômoda foram ditas ao apóstolo João. Aqui quem fala através de João é Jesus de Nazaré, o Senhor, o Salvador, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, o Filho de Deus. Veja que aqui quem fala é também o Senhor que subiu ao céu. Aquele que venceu a morte, que ressuscitou e subiu aos céus.


Se você é frio, você tem consciência do seu erro, você sabe que pode mudar as circunstâncias de tudo crendo e aceitando a vida de Cristo Jesus dentro de sua vida. "Estou à porta e bato"


Se você é quente, tem comunhão com Deus, tem Jesus dentro de sua vida isso é bom.
Mas se você é morno, sua situação é perigosíssima, Ele vai te vomitar, pois você está sempre insensível, acreditando que Deus, Jesus, Maria, espíritos, Buda, Maomé, é muito bom, é muito bonito e é bom para que alguém siga e creia. Você, no entanto, não toma posição, e continua sua vida sem compromisso com Deus.


"17 Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;"
Jesus falou muito sobre as riquezas desse mundo que distanciam o homem de Deus. O "evangelho da prosperidade" está sendo muito difundido nos dias de hoje. Está acontecendo um verdadeiro casamento entre a religião e o cifrão. A fé religiosa está sendo considerada um trampolim para a obtenção de melhor qualidade de vida financeira.

 O fim principal do homem está deixando de ser "glorificar a Deus" e está mais para o conforto, a segurança financeira, a beleza do corpo, da roupa, das jóias da casa do carro. Valoriza-se mais a criatura que o criador, a saúde do corpo e não a da alma, o tempo presente e não a eternidade.


Se você vive uma vida próspera, religiosa e não tem falta de nada, você está realmente tendo uma vida caminhando à passos largos para... ...o inferno. "; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;"
Quem diz é o mesmo que diz: "estou aqui batendo na porta da sua vida, veja que sou educado, não quero te forçar a nada, estou apenas mostrando quem você é..."


"18 aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas."


Jesus continua preocupado, ele não quer que você tenha o fim que satanás está preparando, e agora Jesus te dá conselho, Ele usa de figuras para que o Espírito Santo possa mostrar a você algo que é individual na interpretação; "ouro refinado no fogo", significa vida aprovada, mas vida que foi provada, como o apóstolo Pedro diz " 7 para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;
"Vestes brancas"


" O que vencer será assim vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; antes confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos".


" Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos;"
Vestes brancas simboliza santidade, salvação, sem isso não se pode chegar à Deus.
"e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas."


Jesus quer que você abra seus olhos espirituais e veja a realidade da obra de Deus.
Apesar de tudo o que possa estar acontecendo em sua vida, Jesus quer estar com você "se ouvir a minha voz e abrir a porta eu entrarei e cearei com você", mas, dá liberdade de escolha, é você mesmo que abre a porta ou não.


Jesus anuncia sua presença batendo na porta da sua vida agora, Jesus anuncia sua presença na pregação da Palavra e no despertar de sua consciência.


Existem muitas vozes hoje, Ele está chamando para que você ouça a voz Dele e não outras vozes, você só tem agora a abrir a porta de sua vida, de seu coração.
Quando Jesus entra em sua vida, entra também as bênçãos de uma nova vida, de uma transformação, de um novo nascimento.


"Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada."


"e sede semelhantes a homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier e bater, logo possam abrir-lhe.


Bem-aventurados aqueles servos, aos quais o senhor, quando vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará reclinar-se à mesa e, chegando-se, os servirá. "


"Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros."
Comunhão, Unidade
É o seu momento, você é quem decide!


Você hoje está do lado de dentro da sua casa, e tem a oportunidade de tomar uma atitude que mudará toda a sua vida. Chegará um dia em que você estará do lado de fora. E nada mais poderá ser feito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário